História

Em uma quinta-feira, 22 de maio de 1941, durante período de profundo assolamento causado por vibrações deletérias, em meio à segunda guerra mundial, eis que, um grupo de valorosos trabalhadores da Seara do Cristo reuniu-se no bairro de Ricardo de Albuquerque, no, então, Estado da Guanabara, no Rio de Janeiro, para fundarem uma Instituição Espírita Cristã: o Grupo Espírita Principiantes de Boa Vontade.


Participaram da fundação do Grupo Espírita os seguintes irmãos e irmãs:

Jovino Nicácio Valença: Natural do Rio de Janeiro, nascido em 17 de outubro de 1909, era funcionário da Light e residente à Rua Frei Gaspar nº 73, casa 2, na Praça do Carmo, Rio de Janeiro.

Martinha de Oliveira Valença: Natural do Rio de Janeiro, nascida em 30 de março de 1914, doméstica e residente à Rua Frei Gaspar nº 73, casa 2, na Praça do Carmo, Rio de Janeiro.

Euclydes Lopes de Oliveira: Natural Estado de Alagoas, nascido em 14 de setembro de 1912, era Militar da ativa da Aeronáutica e residente à Rua Araçá nº 100, no bairro de Ricardo de Albuquerque, Rio de Janeiro.

Philomeno Pereira da Costa: Natural do Maranhão, nascido em 19 de dezembro de 1903, era Militar da ativa do Exército Brasileiro e residente à Rua Vinte e Dois nº 29, no bairro de Ricardo de Albuquerque, Rio de Janeiro.

Stela Leoni da Costa: Natural do Rio de Janeiro, nascida em 05 de janeiro de 1908, doméstica e residente à Rua Vinte e Dois nº 29, no bairro de Ricardo de Albuquerque, Rio de Janeiro.

Alfredo Celestino de Barros: Natural do Estado de Alagoas, nascido em 09 de setembro de 1900, era funcionário civil do Ministério do Exército e residente à Rua Japoara nº 114, no bairro de Ricardo de Albuquerque, Rio de Janeiro.

Lídia Cubeiro de Barros: Natural do Rio de Janeiro, nascida em 21 de outubro de 1910, doméstica e residente à Rua Japoara nº 114, no bairro de Ricardo de Albuquerque, Rio de Janeiro.

José Ribeiro Pires: Natural do Rio de Janeiro, nascido em 05 de março de 1879, operário e residente à Rua Quatorze nº 20, no bairro de Ricardo de Albuquerque, Rio de Janeiro.

Hilda Baptista Pires: Natural do Rio de Janeiro, nascida em 21 de dezembro de 1905, doméstica e residente à Rua Quatorze nº 20, no bairro de Ricardo de Albuquerque, Rio de Janeiro.

Justino Pereira dos Santos: Natural de Pernambuco, nascido em 28 de outubro de 1906, militar da ativa da Aeronáutica e residente à Rua Caracas nº 9, no bairro de Bento Ribeiro, Rio de Janeiro.

Abílio Gomes: Natural do Estado de Alagoas, nascido em 22 de abril de 1912, era funcionário da Light e residente à Rua Umbuzeiro nº 219, no bairro de Ricardo de Albuquerque, Rio de Janeiro.

Aristéia de Araújo Paiva: Natural do Estado de Alagoas, nascida em 20 de fevereiro de 1900, doméstica e residente à Rua Pereira da Rocha nº 141, no bairro de Ricardo de Albuquerque, Rio de Janeiro.

Primeira Diretoria e Conselho Fiscal:

Diretoria

Presidente: Jovino Nicácio Valença

Vice-presidente: Juvenal de Paula Ferreira

Primeiro secretário: Euclydes Lopes de Oliveira

Segundo secretário: Luiz Felício dos Santos

Primeiro tesoureiro: Philomeno Pereira da Costa

Segundo tesoureiro: Alfredo Celestino de Barros

Conselho Fiscal

Primeiro Conselheiro: Justino Pereira dos Santos

Segundo Conselheiro: Abílio Gomes

Inicialmente as reuniões eram realizadas provisoriamente nas instalações da edificação existente na Rua Araçá nº 155, bairro de Ricardo de Albuquerque, passando a funcionar no número 105 da mesma rua por ocasião da aquisição e construção da sede própria em abril de 1948.

Nos livros de Atas das reuniões de diretoria há um lapso de registro nos períodos de abril de 1948 a maio de 1958 e de julho de 1979 e julho de 1988
Em 30 de maio de 1958, quando da retomada dos registros das reuniões, estando o Centro Espírita, agora, sob a direção de outra diretoria (empossada em 25 de maio de 1958), estando o Senhor Euclydes Lopes de Oliveira respondendo pela presidência, Neuza da Silveira Fernandes (segunda secretária), Eurico Melo (primeiro tesoureiro), Joaquim Fernandes (segundo tesoureiro). os presentes à Assembleia decidiram pela aprovação de
sete departamentos para o funcionamento da Instituição, a saber:

Departamento das Legionárias de Isabel;

Departamento Infantil;


Departamento Médico;


Departamento da Mocidade;


Departamento Social;


Departamento da Campanha do Quilo;


e Departamento Bibliotecário.

A Juventude Espírita de Ricardo de Albuquerque (JERA), como era conhecida, com a desencarnação do trabalhador José Soares, esposo de Almerinda Soares, passou a se chamar “Mocidade Espírita José Soares”. A sugestão da mudança do nome foi feita pelo professor José Jorge (atuante trabalhador do Movimento Espírita da região), para homenagear o profícuo trabalhador recém-desencarnado.

Da mesma forma, e na mesma época, a Infância, passou a ser chamada de “Infância Antonieta Guimarães”, em homenagem a outra trabalhadora também desencarnada.

Mentor da Instituição: Antônio de Pádua

Dirigentes Espirituais: Frei Joaquim (Área de Educação Espírita); Dona Aurora de los Santos (Área de Assistência e Promoção Social Espírita); Deolindo Amorim (Área de Comunicação Social Espírita); Dr. Zeferino Falcão (Área de Medicina Espiritual); e Batuíra (Grupo Espírita Teatral Arte com Jesus).